INFORMAÇÕES GERAIS

Egapes 2022
DATA: 23, 24 E 25 DE NOVEMBRO DE 2023
Local: Sede do Banco Mumbuca - Rua Comandante Homero Queiroz da Silva, 293 - Eldorado, Maricá - RJ
Promoção e realização do evento: Banco Mumbuca


O EGAPES é um esforço do Banco Popular Comunitário Mumbuca para a criação de um ambiente de construção coletiva que visa ampliar a rede de produção de saberes e tecnologias embasados dentro e fora do espaço acadêmico. Visa-se assim contribuir para um contraponto ao padrão atual de desenvolvimento de nosso país, contribuindo científica e politicamente para a construção de um projeto que articule o desenvolvimento local e nacional com iniciativas desde os territórios. Deste modo, serão compartilhadas pesquisas, experiências práticas e projetos em elaboração, para fortalecer o intercâmbio e fortalecer a rede entre academia, setor público, trabalhadores de empreendimentos solidários e a sociedade civil.

INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS
São duas formas de inscrições: ouvinte e autor/coautor de trabalhos (artigo científico e relato de experiência), em duas modalidades de participação: presencial e remota. A escolha da modalidade deverá ser feita no ato da inscrição.
Os certificados de presença para ouvintes só serão distribuídos para aqueles que se inscreverem na modalidade ouvinte presencial pelo site, tiverem se credenciado e participado e tiverem assinado a listagem de presença de pelo menos 75% das atividades.

O III EGAPES apresenta duas modalidades de submissão de trabalhos: resumo expandido e relato de experiência de empreendimento econômico solidário. Os trabalhos submetidos devem estar alinhados com os grupos de trabalhos (GTs) abaixo. Os trabalhos submetidos que estiverem fora do escopo dos GTs serão automaticamente rejeitados.
Grupos de Trabalho
GT 1 - Educação Popular em Economia Solidária
GT 2 - Gestão e políticas públicas em Economia Solidária e Renda Básica
GT 3 - Experiências, práticas e inovações em tecnologias sociais em Economia Solidária
GT 4 - Finanças solidárias, comercialização e comércio justo
GT 5 - Discussões sobre gênero, raça e meio ambiente em Economia Solidária



CHAMADA DOS TRABALHOS

Como já apontava Paul Singer (2000)1, a economia solidária pode ser entendida como um modelo de produção e distribuição alternativo ao capitalismo no qual “[se] casa o princípio da unidade entre posse e uso dos meios de produção e distribuição (da produção simples de mercadorias) com o princípio da socialização destes meios (do capitalismo)” (op.cit.:13). A economia solidária pode ser entendida como um modo de produção e distribuição de resistência, pois ele é criado e recriado pelas pessoas que estão ou temem ficar à margem do mercado de trabalho e se organizam coletivamente para garantir a sua reprodução material (op.cit.:13)
Nesse contexto, a economia solidária é entendida como uma alternativa para a superação do desemprego e para a geração de renda e riqueza através de formas coletivas de organização de trabalho. Os empreendimentos econômicos solidários tem como características principais a autogestão, a reciprocidade, a horizontalidade das relações, a cooperação, a solidariedade e a participação social na produção, de maneira a valorizando a diversidade, o saber e a aprendizagem local, com justiça social na produção.
Nesse bojo, a terceira edição do Encontro de Gestores, Articuladores e Pesquisadores em Economia Solidária (EGAPES) tem como mote a economia solidária como ferramenta de transformação produtiva e social. Essa temática norteará a construção dos painéis especiais desta edição.
A economia solidária possui destaque no norteamento da construção da política pública no município de Maricá. Essa importância é cristalizada na promulgação da lei municipal 2.448 de 26 de junho de 2013, a qual estabeleceu o Programa Municipal de Economia Solidária, Combate à Pobreza e Desenvolvimento Econômico e Social de Maricá. Esse programa lança as bases de uma política pública transversal no município que tem a economia solidária como norte, o ponto focal desse programa é cristalizado na criação da moeda social mumbuca, que esse ano completa dez anos de existência. Atualmente, a moeda mumbuca é o meio de pagamento de diferentes programas municipais: renda básica de cidadania (transferência de renda municipal), abono natalino para servidores, funcionários da prefeitura e beneficiários do RBC (benefício trabalhista), programa de proteção ao trabalhador (emprego e renda), aluguel social (habitação), auxílio alimentação para servidores e funcionários da prefeitura (benefício trabalhista) e benefícios extraordinários, como foi o caso do auxílio recomenço, auxílio em parcela única para famílias atingidas pelas fortes chuvas de abril de 2023.

O EGAPES é um esforço do Banco Popular Comunitário Mumbuca para a criação de um ambiente de construção coletiva que visa ampliar a rede de produção de saberes e tecnologias embasados dentro e fora do espaço acadêmico. Visa-se assim contribuir para um contraponto ao padrão atual de desenvolvimento de nosso país, contribuindo científica e politicamente para a construção de um projeto que articule o desenvolvimento local e nacional com iniciativas desde os territórios. Deste modo, serão compartilhadas pesquisas, experiências práticas e projetos em elaboração, para fortalecer o intercâmbio e fortalecer a rede entre academia, setor público, trabalhadores de empreendimentos solidários e a sociedade civil.


1 SINGER, P. Economia solidária: um modo de produção e distribuição. In: SINGER, P.; SOUZA, A. R. (org.). A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto, 2000.



COMITÊ ORGANIZADOR

Natália Sciamarella – Banco Mumbuca
Manuela Mello – Banco Mumbuca
Camila Bandeira Melo – Banco Mumbuca
Mariana Finello Corrêa – Banco Mumbuca
Matheus Ferreira Brasil – Banco Mumbuca
Maria Aparecida Bompet – Banco Mumbuca
Rosemary Gomes – Banco Mumbuca



INSCRIÇÃO

As inscrições nas modalidades de ouvintes e autor/coautor de trabalhos (artigo científico e relato de experiência) serão realizadas através do formulário disponível no seguinte endereço egapes.bancomumbuca.com.br.

Haverá duas modalidades de participação:presencial e remota. A escolha da modalidade deverá ser feita no ato da inscrição.

Os certificados de presença para ouvintes só serão distribuídos para aqueles que se inscreverem na modalidade ouvinte presencial pelo site, tiverem se credenciado e participado e tiverem assinado a listagem de presença de pelo menos 75% das atividades. As inscrições para essa modalidade ocorreram entre os dias 1º julho e 31 de outubro. Será possível a participação no evento de ouvintes não inscritos durante esse período, porém não haverá a certificação destes.



ESTRUTURAÇÃO E INSTRUÇÕES
PARA A SUBMISSÃO DOS RESUMOS

O III EGAPES apresenta duas modalidades de submissão de trabalhos: resumo expandido e relato de experiência de empreendimento econômico solidário.

Haverá duas modalidades de participação: presencial e remota. A escolha da modalidade deverá ser feita no ato da inscrição e da submissão do trabalho, não sendo passível de alteração após a formação das mesas.

IMPORTANTE: Os trabalhos submetidos devem estar alinhados com os grupos de trabalhos (GTs) abaixo. Os trabalhos submetidos que estiverem fora do escopo dos GTs serão automaticamente rejeitados.
Clique AQUI pra fazer o download do Modelo de Trabalhos EGAPES 2023

1. Grupos de trabalho
GT 1 - Educação Popular em Economia Solidária
GT 2 - Gestão e políticas públicas em Economia Solidária e Renda Básica
GT 3 - Experiências, práticas e inovações em tecnologias sociais em Economia Solidária
GT 4 - Finanças solidárias, comercialização e comércio justo
GT 5 - Discussões sobre gênero, raça e meio ambiente em Economia Solidária

2. Submissão resumo expandido
Devem ser submetidas duas versões do resumo expandido: uma com identificação dos autores (nome, filiação institucional e email), e outra sem. Dessa forma, será garantida a idoneidade da seleção dos trabalhos. O período de submissão de trabalhos é entre os dias 1º e 31 de julho, que deve ser realizada através do site egapes.bancomumbuca.com.br.
Os trabalhos podem ser enviados em coautoria de, no máximo, cinco autores/coautores. Cada autor/coautor pode submeter no máximo dois trabalhos, como autor principal ou coautor, levando-se em consideração todos os formatos de trabalhos.
Os trabalhos devem conter, no mínimo 5.000, e no máximo 10.000 caracteres, seguindo a seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, com margens 3,0 cm superior e esquerda, e 2 cm inferior e direita. O texto deve ainda seguir a ABNT para citações e referências bibliográficas. A estrutura do texto deve seguir o modelo de submissão disponibilizado no site.
Os resumos submetidos devem estar exclusivamente em formato .pdf.
Os trabalhos aprovados serão agrupados em mesas de discussão seguindo a proximidade dos temas investigados. As apresentações dos resumos de artigos acadêmicos poderão ser feitas em slides. Maiores informações sobre a apresentação dos trabalhos serão disponibilizadas posteriormente via email.
O envio deve ocorrer através do e-mail: egapes@bancomumbuca.com.br. pedimos que no assunto do e-mail esteja escrito: “III EGAPES - Título do Trabalho”. Um e-mail será enviado com as informações sobre as regras de formatação para os autores e coautores dos trabalhos selecionados para o III EGAPES.

3. Submissão relato de experiências de trabalhadores de empreendimentos solidários ou gestores
Deve ser submetido um resumo com identificação dos autores (nome, filiação institucional e email). Os trabalhos podem ser enviados em coautoria de, no máximo, cinco autores/coautores. Cada autor pode submeter no máximo dois trabalhos, como autor principal ou coautor, levando-se em consideração todos os formatos de trabalhos.
Os relatos de experiência devem conter no máximo 10.000 caracteres, seguindo a seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. A estrutura do texto deve seguir o modelo de submissão disponibilizado no site.
Os resumos submetidos devem estar exclusivamente em formato .pdf.

4. Instruções para submissão
A submissão de resumos será realizada através do formulário disponível no site egapes.bancomumbuca.com.br. Todos os autores e coautores deverão estar inscritos no EGAPES no momento da submissão do artigo.
Qualquer dúvida entre em contato com os organizadores através do seguinte endereço eletrônico: egapes@bancomumbuca.com.br.
Reiterando que só serão aceitos resumos que estejam seguindo a totalidade das regras de formatação descritas acima.



CRONOGRAMA

ATIVIDADE
DATAS
Submissão de Trabalhos
De 01/07/2023 a 15/08/2023
Inscrição ouvintes
De 01/07/2023 a 31/10/2023
Divulgação dos trabalhos aprovados
Primeira QUINZENA de outubro/2023
III EGAPES
23, 24 e 25 de novembro/2023
Envio do artigo aprovados completo
Até 05/01/2024